Dr. Luís Carlos Ferreira

Especialista em Cirurgia do Câncer Colorretal

Coloproctologista
CRM/SC 8412 | RQE 5371

Câncer Colorretal

O câncer colorretal é uma patologia com potencial de cura, desde que diagnosticado em estágios mais precoces. Para tal, você deve estar informado das indicações de rastreamento, ou seja, procura ativa pelo tumor ou pólipos em pessoas sem quaisquer sintomas, entre eles:

– Idade igual ou superior a 45 anos de idade
– História familiar de câncer de intestino
– Emagrecimento sem causa definida
– Mudança no funcionamento intestinal
– Sangramento nas fezes.

Principal exame

A colonoscopia é o principal exame para avaliar todo o intestino grosso e o reto, permitindo identificar e realizar a biópsia de lesões na mucosa do intestino além de tirar os pólipos, que poderão ser as lesões pré-malignas.

Adenocarcinoma

O câncer colorretal é o tumor maligno nas células originárias do intestino grosso e do reto. O tipo mais comum é o adenocarcinoma sendo responsável por 95% dos casos. Este tumor normalmente tem seu início na camada mucosa, onde existem pólipos adenomatosos ou áreas de displasia. Ao crescerem, essas células invadem camadas mais profundas, podendo também chegar até os linfonodos regionais e invadir estruturas locais como bexiga, próstata e útero.

Quais são os principais tratamentos para a doença?

O tratamento da pessoa com câncer colorrretal depende do estágio e da condição clinica em que ela se encontra. Nos estágios iniciais, a abordagem cirúrgica é o tratamento de partida. Em alguns casos a radioterapia e a quimioterapia/ imunoterapia devem complementar o tratamento.

Como a cirurgia é parte fundamental do tratamento oncológico, sua execução deve ser a mais bem indicada e precisa possível. Deverá ser realizada por uma equipe cirúrgica experiente e com conhecimento técnico apurado.

Nessas situações, a cirurgia pode ser feita da forma convencional, via aberta, aquela com um corte no abdome ou através das técnicas minimamente invasivas, que se tornaram uma importante aliada na cura destas pessoas.

A videolaparoscopia (ou videocirurgia), e o procedimento realizado através de três ou quatro pequenas incisões abdominais, por onde são introduzidos as pinças e a câmera. O cirurgião fica em pé ao lado do paciente e opera olhando um monitor.

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica tornou-se uma importante aliada, ela é uma forma avançada de cirurgia minimamente invasiva, que utiliza um sistema cirúrgico robótico controlado por um cirurgião. O robô é composto por braços robóticos com instrumentos cirúrgicos miniaturizados e uma câmera de alta definição. O cirurgião controla o robô a partir de uma estação de trabalho. Ela traz maior precisão, detalhamento e refinamento cirúrgico, pois permite ao cirurgião uma visão tridimensional de alta qualidade. Esta tecnologia gera menor perda sanguínea e recuperação mais precoce no pós-operatório, menor tempo de hospitalização, menos chances de complicações pós operatórias, maior possibilidade de preservação da função do órgão operado e por último, uma melhor qualidade de vida, tendo em vista a recuperação e retorno a sua rotina de vida mais precoce.

Possuímos um excelente time de profissionais altamente capacitados a fim de alcançar as melhores estratégias de tratamento e prevenção para cada pessoa.
Realizar o tratamento considerando o ser humano como único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão com o outro, associando o conhecimento científico, e, alta tecnologia a serviço da sua cura.

Conheça um pouco sobre a minha trajetória profissional

Formado em medicina pela Universidade Federal de Pelotas, RS em 1997. Residência em cirurgia geral entre 2000 e 2001 no Hospital são José de Joinville, Residência em coloproctologia entre 2002 e 2003 também no hospital São José de Joinville.

Mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná em 2007. Professor da faculdade de medicina da universidade da região de Joinville, Univille desde 2004. Preceptor do serviço de residência medica em cirurgia geral do HSJ desde 2004 até hoje.

MBA de gestão de clinicas e Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas, SP- FGV. CEO e sócio fundador do LAK Hospital Dia Formação em cirurgia laparoscópica colorretal avançada, Inst Lubeck, 2008 Formação internacional em cirurgia robótica pela Intuitive Technology Training
Multi-Port Training- julho/23.

Diferenciais

Atendimento Diferenciado

Referência em Coloproctologia

Equipamentos modernos

Endereço

Dr. Luís Carlos Ferreira

R. Alexandre Schlemm, 744 – Joinville/SC
CNPJ: 80.444.508/0001-18

© Site desenvolvido por Doctor Lead.